+ BIO #12 – From Gigafactory to Gigasustainability

Nos últimos anos a popularidade dos carros elétricos tem vindo a aumentar. Entre as marcas que se salientam no fabrico destes carros, encontra-se a Tesla Motors que no fim do ano 2016 contou mais de 186 mil carros elétricos vendidos globalmente. Em 2008 a Tesla lançou o Roadster, o primeiro veículo a deslocar-se com base numa bateria de lítio, capaz de percorrer cerca de 320 km por carregamento. Mais tarde a marca lançou o modelo S, o modelo X e o modelo 3, sendo este último desenhado para ser vendido em grande escala. O CEO Elon Musk ambiciona vender os carros Tesla a um preço acessível ao consumidor médio num futuro próximo.

Mas como sustentar esta produção em massa?

Surge assim a Tesla Gigafactory, onde são feitas as baterias de lítio para os 500 mil carros produzidos por ano. Porquê o nome Gigafactory? Giga representa biliões, que corresponde à capacidade de produção de baterias anual, estando planeada para 35 gigawatt hora (GWh)!

Em 2004  iniciou-se a construção da Gigafactory no Nevada, tendo vindo sempre a crescer em produção, sendo esperado o seu pico em 2018. Em cooperação com a Panasonic e outros parceiros, o objetivo é a produção de baterias por um custo menor e uma economia de escala, redução do desperdício e otimização de processos. Outro aspeto a referir é o recurso a energias renováveis para a manutenção da Gigafactory. O CEO afirmou no documentário sobre alterações climáticas “Before the Flood”, que ainda assim seriam necessárias 100 Gigafactories de modo a fornecer energia suficiente a todo o mundo e que a Tesla não irá ser responsável pela sua construção.

“Tesla can’t build 100 Gigafactories, so the thing that is really going to make the difference is if companies much larger than Tesla do the same thing. (…) If the big industrial companies in China, the US, and Europe, and the big car companies, if they also do this then collectively we can accelerate the transition to sustainable energy. And if government sets the rules to favour sustainable energy, we can get there really quickly.”

A visão da Tesla é acelerar a transição global para o uso de energias renováveis, tendo em vista a produção de veículos elétricos para todos.