MIBuddy

O que é?

O MIBuddy é um programa, semelhante ao FEUP Buddy, que visa a integração dos novos estudantes do MIB.
Os principais objetivos deste programa são os seguintes:

  • providenciar aos novos estudantes um sistema de apoio à entrada no curso
  • permitir aos alunos mais velhos o contacto com os novos estudantes e promover o convívio e espírito de entreajuda inter-anos.
  • garantir que os novos estudantes possam tirar partido da experiência e conhecimentos dos alunos mais velhos para resolução de assuntos de secretaria, alojamento, tesouraria, logística de diversos aspectos, entre outros aspectos da vida académica.

Em anos anteriores, esta iniciativa tem contado com a adesão de mais de 80% dos novos estudantes, havendo cerca de um mentor para dois estudantes. Em geral, o feedback tanto dos mentores como dos mentorandos é positivo.

Edição 2019/2020

Numa tentativa de formalizar o programa MIBuddy, o NEB aliou-se à Rede Nacional de Mentoria/Tutoria Interpares do Ensino Superior (http://www.mentoriatutoria.pt/). Na edição de 2019/2020, serão feitas algumas alterações ao programa, com o apoio dos docentes.

A inscrição dos estudantes do 1º ano será feita na primeira e segunda semana de aulas, enquanto que a inscrição dos tutorandos iniciar-se-á em julho e prolongar-se-á até ao início de setembro.
Os mentores realizarão uma formação em setembro, em data a determinar, dada por psicólogos.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO: em breve