BioNOW! #69 – Mãos do Futuro: O Novo Horizonte das próteses biomiméticas

Por Inês Lopes em

BioNOW! #69 - Mãos do Futuro: O Novo Horizonte das próteses biomiméticas

Foi recentemente criada na Suíça a primeira mão robótica dotada de componentes que reproduzem as estruturas de ossos, ligamentos e tendões, permitindo um movimento mais suave, seguro e controlado do membro artificial.

Esta nova prótese foi criada através de impressão 3D com recurso a uma recente tecnologia futurista que permite não só a utilização de plásticos de cura rápida, ou seja, que eliminam facilmente e rapidamente os riscos e deformidades resultantes do movimento da prótese, mas também a utilização de plásticos com cura lenta, permitindo a execução de movimentos mais devagar e de modo mais contido, aumentando a durabilidade e conforto da mão robótica.

Para isto foi então necessária a utilização de diferentes polímeros, adaptados consoantes as características morfológicas e mecânicas de cada um dos elementos representados. Assim, a utilização de materiais mais elásticos, ou seja, de cura rápida, tal como o polímero tioleno, serviu para mimicar os ligamentos, enquanto que, simultaneamente, outros polímeros de cura mais lenta terão sido utilizados como representativos do osso.

Para tornar tudo isto real, foi então necessário adaptar a técnica de impressão 3D existente até à data. Esta era já uma técnica de produção e construção dos objetos por camadas, no entanto, a melhoria implementada foi a criação de um novo sistema de lasers capaz de analisar cada camada de material impresso antes de passar à seguinte, evitando, assim, a presença de imperfeições na estrutura.

Neste sentido, mais um passo foi dado para que as próteses do futuro sejam o mais parecidas possível com os nossos membros reais, permitindo, assim, garantir uma maior qualidade de vida e conforto aos seus utilizadores.

Este foi mais um grande avanço tecnológico nesta área que está permanentemente em constante inovação e evolução. Agora, resta-nos saber, qual será o próximo capítulo desta linha de descobertas?

Categorias: BioNOW!