BioNOW! #34 – Seda de aranha para produção de plásticos

Por Manuel Mendes em

BioNOW! #34 - Seda de aranha para produção de plásticos

Um novo polímero que imita as propriedades da seda de aranha pode ser uma nova alternativa sustentável para plásticos de uso único.

Uma equipa da Universidade de Cambridge criou o polímero de origem vegetal de forma que este tivesse as propriedades desejáveis da seda de aranha, um dos materiais naturais com mais elevada resistência mecânica, elasticidade e leveza, maior que muitos dos plásticos usados no dia a dia. O material é composto de um isolado de proteína de soja e pode ser produzido a nível industrial de forma energeticamente eficiente, formando um filme totalmente biodegradável, com características semelhantes ao plástico LDPE.

Ao contrário de outros polímeros naturais, como os polissacarídeos, as proteínas conseguem formar materiais extremamente fortes sem necessidade de tratamentos químicos para formar ligações cruzadas, que geralmente requerem o uso de substâncias tóxicas ou poluentes. Nas aranhas, a proteína da seda encontra-se numa solução aquosa e forma uma fibra num processo que requer muito pouca energia, e a equipa procurou criar um processo semelhante usando a proteína de soja, que é muito pouco solúvel em água. Para isto, a equipa utilizou uma mistura de água e ácido acético, junto com exposição a ultrassom e a elevadas temperaturas, para aumentar a solubilidade desta proteína e promover, de forma controlada, a formação dos agregados proteicos desejados. O solvente é posteriormente removido, deixando como produto final um material hidrofóbico.

O material irá ser comercializado ainda em 2021 por uma companhia associada à universidade, que irá utilizá-lo em embalagens e cápsulas de uso único. Novas ideias e técnicas inovadoras como esta podem vir a ser a solução que tanto precisamos para combater a acumulação de plásticos no ambiente.

Sabe mais em:

https://www.sciencedaily.com/releases/2021/06/210610091110.htm
https://www.nature.com/articles/s41467-021-23813-6

Categorias: BioNOW!