BioNOW! #40 – Vacinação de mRNA contra carraças

Por Nuno Oliveira em

BioNOW! #40 - Vacinação de mRNA contra carraças

A tecnologia de RNA mensageiro chegou à ribalta em 2020 com o desenvolvimento das primeiras vacinas para a COVID-19. Agora, novas investigações sugerem que esta tecnologia pode permitir imunizar mamíferos contra o parasita que transmite a doença de Lyme.

A carraça, Ixodes sp., é um parasita comum em vastas áreas do Mundo, sendo responsável pela transmissão da bactéria Borrelia burgdorferi, causadora da doença de Lyme, bem como de outros agentes causadores de doenças em humanos e noutros mamíferos. Apesar de, no final dos anos 90, ter chegado ao mercado uma vacina contra a Borrelia burgdorferi, as medidas mais comuns de prevenção destas doenças são o uso de inseticidas e repelentes para evitar mordidas. 

Agora, usando tecnologia de vacinas de mRNA semelhante à que foi desenvolvida para a pandemia de COVID-19, um grupo da universidade de Yale desenvolveu uma vacina contra uma das proteínas presentes na saliva da carraça Ixodes scapularis. Quando é administrada a um animal, as células do tecido em causa são instruídas a produzir cópias dessa proteína, o que promove o desenvolvimento de resistência imune contra ela. 

Como resultado, as cobaias (porquinhos-da-índia) vacinadas desta forma desenvolvem uma reação inflamatória rápida no local das mordidas de carraça. Esta reação impede que as carraças sejam capazes de se alimentar devidamente, o que leva a que se soltem mais cedo e tenham uma capacidade muito reduzida de transmissão de agentes patogénicos, nomeadamente Borrelia burgdorferi. 

Embora este estudo seja preliminar e realizado apenas em pequenos mamíferos, trata-se de uma prova de conceito importante – usando tecnologia de mRNA, é possível despoletar imunidade contra parasitas macroscópicos para reduzir a transmissão de doenças. Acima de tudo, estamos apenas no início: os próximos anos permitirão demonstrar quais as novas terapias e vacinas que se tornam possíveis graças ao mRNA. 

Figura 1 – Um exemplar de Ixodes scapularis, a espécie de carraça envolvida no estudo. 

Categorias: BioNOW!