BioNOW! #77 – Deu-me uma branca… Esqueci-me do título deste BioNOW!

Uma pequena modificação no material genético, conhecida como ac4C atua neste sentido – como um importante agente de defesa, promovendo a formação de grânulos de stress (do inglês stress granules), contribuindo com a promoção da migração de proteínas, aquando de uma situação particularmente desafiante. Deste modo, para a modificação de bases nucleotídicas e processos subsequentes, a participação de mRNA acetilado (isto é a adição de grupos acetil -RCOCH3) é fundamental, nomeadamente, para a tradução e orientação/ localização destes segmentos.
De uma forma simplificada, a ac4C liga-se a mRNA rico em grânulos de stresse (nos quais é mais frequente), pelo que por sua vez, este complexo passará a apresentar uma maior regulação ao nível da tradução.
O estudo realizado descobriu que a acetilação de RNA promove a migração de mRNA para formação de grânulos de stresse, em situações stressantes, afetando, em parte, a libertação de mRNA pelo ribossoma, o que permite inferir mais sobre o processo de acetilação de mRNA e da localização de RNA em grânulos de stresse.
BioNOW! #80 – Pelo sim, pelo não, vou tomar alguma coisa para tratar isto… Mosaicos, Bacteriófagos e Como (não) voltar à era pré-farmacológica Já te imaginaste viver numa época sem os antibióticos, cremes e outros Ler mais…
BioNOW! #79 – Formigas e achadas Reformatar o cérebro de uma formiga com um íman Já alguma vez te perdeste no Porto? Se sim, imagina tentares encontrar o caminho para casa no meio do deserto, Ler mais…
BioNOW! #78 – Queres ouvir o som de falar em silêncio? Falar sem cordas vocais Em 2016, dois estudantes de 20 anos do MIT ganharam um prémio de $10 000 após criarem luvas capazes de Ler mais…