BioNOW! #6 – Conversão de água salgada em água potável com polímeros nanoporosos
Por André Oliveira em

BioNOW! #6 – Conversão de água salgada em água potável com polímeros nanoporosos
Sendo a água um dos recursos mais importantes para a humanidade, são necessários todos os esforços para combater a sua escassez face ao constante aumento do seu consumo. Surgem então novas estratégias de dessalinização ou purificação para tornar água salgada em potável.
Muitas estratégias diferentes podem ser usadas para a dessalinização de águas, entre elas a adsorção eletroquímica de sais com filtros poliméricos carregados. Porém, esta é limitada pela energia térmica necessária para regenerar a capacidade de adsorção do filtro e pela dificuldade em fixar o polímero.
Ambos os problemas são resolvidos pela proposta deste grupo de investigação, que utiliza um polímero capaz de libertar os iões adsorvidos após exposição a calor solar, o acrilato de polispiropirino (PSP). Além disso, a conjugação com Metal Organic Frameworks (MIL-53), com elevada porosidade e área superficial, confere uma maior estabilidade aos polímeros, aumentando assim também a eficiência da adsorção.

Figura 1 – Ilustração do funcionamento de PSP-MIL-153 consoante a radiação aplicada; a estrutura da MOF MIL-153 consegue fixar e estabilizar o PSP no seu interior.
Os resultados experimentais apresentam esta combinação PSP-MIL-153 como uma estratégia promissora para dessalinização de águas, sendo sustentável a nível energético devido ao uso de energia solar, assim como bastante eficiente na sua capacidade de captação de iões. Podem ainda haver outros possíveis usos além da produção de água potável, como na indústria mineira ou qualquer outra área que possa usufruir da extração de sais de forma sustentável.
Sabe mais em:
https://doi.org/10.1038/s41893-020-0590-x