BioNOW! #13 – Terapia genética como cura para a surdez

Por Manuel Mendes em

BioNOW! #13 - Terapia genética como cura para a surdez

Uma mutação genética rara, descoberta muito recentemente, pode levar à gradual perda de audição em crianças devido a degeneração de células no ouvido. Uma nova terapia genética apresenta potencial para curar esta surdez.

Uma equipa da Universidade de Telavive desenvolveu um método inovador para combater a surdez em indivíduos com mutações no gene SYNE4. Esta mutação é só uma de muitas já conhecidas que causam surdez em crianças – cerca de 2 em 1000 crianças nascem com alguma forma de deficiência auditiva.

A mutação no gene SYNE4 causa um defeito na forma das células ciliadas do ouvido interno, que leva a que estas não se desenvolvam corretamente, e não possam realizar as suas funções necessárias para a audição.

A equipa criou um vírus sintético inofensivo, e equipou-o com uma versão normal do gene alvo. Ao injetar o vírus no ouvido interno, este infeta as células ciliadas e liberta o seu material genético. A versão mutada do gene presente nestas células é gradualmente substituída pelo gene transportado pelo vírus, e o defeito nas células é gradualmente reparado, permitindo que elas se desenvolvam e reproduzam corretamente.

Figura 1 – Representação esquemática do procedimento efetuado.

Os testes realizados em ratos apresentam resultados promissores – ratos que nasceram com a mutação genética conseguiram recuperar a sua audição após o tratamento, com uma sensibilidade quase igual à de ratos saudáveis. Se este tratamento mostrar os mesmos resultados em humanos, pode vir a ser a chave para curar surdez causada por esta mutação, e por outras semelhantes.

Sabe mais em:
http://dx.doi.org/10.15252/emmm.202013259
https://english.tau.ac.il/news/gene-therapy-for-deafness 

Categorias: BioNOW!