BioNOW! #16 – Vacinas de neoantigénios contra o cancro da pele​

Por Manuel Mendes em

BioNOW! #16 - Vacinas de neoantigénios contra o cancro da pele

Um novo tipo de vacina para o cancro da pele, desenvolvida personalizadamente para cada paciente a partir de células sanguíneas e tumorais, tem como alvo neoantigénios, moléculas presentes na superfície de células cancerígenas, mas não em células saudáveis.

Nos primeiros testes, realizados em oito pacientes após cirurgias de remoção de tumores, os resultados foram muito positivos. As células imunitárias apresentaram capacidade de identificar, e atacar, corretamente tanto as células cancerígenas originais, como novos tumores com marcadores não presentes na vacina.

Os resultados a longo prazo nestes pacientes estudados não foi o mesmo para todos – dos oito, só seis entraram em remissão. Outro desafio a combater para estes tratamentos é o elevado custo e tempo do seu desenvolvimento.

Figura 1- Evolução dos 8 pacientes (Pts) depois de receberem a vacina. Como é possível observar, a eficácia da vacina não foi igual para todos os pacientes. NED – “Sem evidência de doença”.

No entanto, à medida que o conhecimento sobre este tipo de tratamentos aumenta, e a tecnologia envolvida no seu desenvolvimento melhora, pode ser possível e sustentável no futuro integrar estas vacinas nos tratamentos para o cancro da pele, ou até para outros tipos de cancro, e aumentar cada vez mais a sua eficácia.

Sabe mais em:
https://doi.org/10.1038/s41591-020-01206-4

Categorias: BioNOW!