BioNOW! #36 - Nova abordagem de imunoterapia para a alergia a gatos
Um grupo de investigação do Luxemburgo desenvolveu uma nova terapia para o tratamento da alergia a gatos. A administração do alergénio conjuntamente com uma dose elevada de um adjuvante induz tolerância em ratinhos alérgicos.
Os gatos são a causa da alergia mais comum a animais domésticos, que afeta até 10% da população. Os sintomas variam entre efeitos leves e reações graves, tipicamente levando os indivíduos alérgicos a ter de abdicar de toda a companhia felina – os tratamentos farmacológicos comuns apenas melhoram os sintomas temporariamente.
A alergia a gatos é causada pela proteína Fel d 1, que está presente na saliva, pele e pelo dos gatos. Atualmente, o único tratamento capaz de eliminar a reação alérgica passa pela administração subcutânea de doses crescentes dessa proteína, treinando o sistema imune a tolerá-la; isto constitui a imunoterapia específica para o alergénio, ou AIT. No entanto, a AIT tem uma eficácia variável, podendo levar vários anos até ser atingido o efeito pretendido.
Para melhorar esta terapia, o grupo de Alergologia e Imunologia Clínica do Instituto de Saúde do Luxemburgo combinou a injeção da Fel d 1 com um adjuvante (substância capaz de alterar a resposta imunológica ao alergénio), nomeadamente oligonucleótidos CpG. Ao testar esta abordagem em ratinhos alérgicos à Fel d 1, verificou-se uma redução muito significativa da inflamação nas suas vias respiratórias, quando expostos ao alergénio. Para além disso, nos seus tecidos foram encontradas diversas populações celulares ligadas a fenómenos de tolerância, incluindo algumas populações previamente não associadas à AIT.
Dados estes resultados, o adjuvante CpG mostra potencial para melhorar a eficácia do tratamento desta e outras alergias. Após os estudos necessários em doentes humanos, este estudo pode abrir caminho ao desenvolvimento de produtos consistentemente eficazes – para que todas as pessoas possam ter um gato de estimação, se o quiserem.
Sabe mais sobre este estudo:
https://doi.org/10.1111/all.14716
Sobre alergia a gatos:
https://www.webmd.com/allergies/cat-allergies